O que tenho eu em comum com o Martin Scorsese com algumas décadas de diferença? Também eu me apaixonei pelos filmes da dupla Michael Powell & Emeric Pressburger ao vê-los na televisão pela primeira vez. No meu caso foi tiro e queda há muitos anos atrás na antiga RTP 2 com os meus preferidos I Know Where I’m Going! (Sei Para Onde Vou, 1945), Black Narcissus (Quando os Sinos Dobram, 1947) e The Red Shoes (Os Sapatos Vermelhos, 1948) entre outros. Chegam-me agora ecos do Festival de Berlim a decorrer esta semana e da estreia por lá deste Made in England: The Films of Powell and Pressburger, documentário de David Hinton com narração e autoria de Scorsese que acumula ainda as funções de produtor executivo no que se adivinha ser mais uma autêntica master class de partilha e divulgação cinéfila do realizador italo-americano a não perder. Claro que já conto os dias para o espreitar por aí em streaming.

Standard